sexta-feira, 13 de junho de 2008

VAIDADE PRECOCE - OS GRANDES PERIGOS

Tamires Bento Ramos tem 6 anos. Vaidosa, não sai de casa sem batom, perfume e gel ou escova no cabelo. Sem falar nas unhas com esmalte rosa. Clara da Costa Faria, 8 anos, adora passar cremes e se maquiar. Já Fernando Zorzan Lima, 13 anos, pinta os cabelos. Nem mesmo uma reação alérgica e o ressecamento dos fios o fez desistir; ele agora quer fazer reflexo.

A vaidade cada dia mais presente em crianças e adolescentes preocupa os pais, pois o uso precoce de cosméticos pode ser prejudicial. "A pele da criança é mais sensível e fina. Deve-se tomar cuidado, pois elas desenvolvem mais bolhas ou feridas ao serem expostas a produtos químicos", diz a dermatologista Ana Pia.

Mãe de Tamires, a cabelereira Tatiane Nepomucemo Bento, 26 anos, diz que a menina só usa produtos para crianças. "Só deixo que use batom claro ou brilho nos lábios", afirma. Tamires explica que adora se pintar para ir a festas. "Acho que fico mais bonita", afirma. Já Clara gosta tanto de hidratantes que não deixa ninguém mexer em seus potes. "Tenho de várias marcas, porque adoro."

Se for necessária a aplicação de cosméticos, os médicos recomendam fórmulas suaves. "Com os hipoalergênicos há menor probabilidade de alergia. Mas, quanto mais cedo se começa a usar cosméticos, maiores as chances de desenvolver alergia", destaca Ana Pia. A dermatologista Mariana Pinheiro Machado de Miranda ressalta: "Quanto mais maquiagem, mais os poros se fecham. E com isso problemas como a acne podem surgir." Os cosméticos que mais causam alergias são esmaltes, sombras, rímel e produtos para cabelo. "A pálpebra é muito sensível. Crianças podem ter irritação e conjuntivite. Esmaltes, só de vez em quando. Mais prejudicial ainda é a acetona. O solvente pode causar danos com a simples inalação", avisa Ana Pia.

Perfumes e xampus também merecem atenção. "Xampus devem ser hipoalergênicos e, de preferência sem sal", diz Mariana. Cosméticos com validade vencida - comumente usados pelas meninas em brincadeiras - não devem ser utilizados. "São grandes os riscos de desenvolver dermatite", alerta a especialista.

Nenhum comentário: