quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que é um apêndice e o que causa a apendicite?

Seu apêndice é um pequeno tubo fechado e tem aproximadamente o tamanho de um dedo. Ele está localizado no início do intestino grosso, onde os intestinos delgado e grosso se encontram. É aberto na extremidade em que se conecta ao intestino grosso e fechado na outra, de modo que substâncias podem se mover para dentro e fora do apêndice mas não têm para onde ir. O apêndice pode contrair como o intestino delgado e também tem uma mucosa separada.
Se por alguma razão a extremidade aberta do apêndice for obstruída - por causa de inchação ou porque alguma coisa do intestino grosso ficou presa na abertura - então o apêndice começa a inchar por causa das secreções da mucosa. A inchação interrompe o fornecimento de sangue e o tecido do apêndice morre. Uma operação para remover o apêndice (umaapendicectomia) é a única maneira de resolver este problema. Se não for removido, o apêndice eventualmente supura, o que pode ser fatal se não for tratado.
Não parece que o apêndice desempenhe alguma função. Pessoas que forem viajar ao exterior ou vão se juntar a uma expedição podem ter o apêndice removido para prevenir a possibilidade de problemas.

Se eu não liberar gases de forma alguma, posso explodir?

Esta é uma pergunta que certamente já passou pela cabeça de crianças do mundo todo, e, vamos admitir, pela de adultos também. Para responder à questão, primeiro precisamos saber como e por que expelimos gases em primeiro lugar. Os humanos se livram do excesso de gás de duas maneiras - pelo arroto ou pela flatulência.
Seu estômago não explodiria como este vulcão, mas se ele tiver muitos gases, suas paredes podem começar a rasgar
Seu estômago não explodiria como este vulcão, mas se ele tiver muitos gases, suas paredes podem começar a rasgar
Basicamente, o que acontece quando você arrota ou soluça é que o ar está sendo forçado do seu estômago para cima através da sua garganta e para fora pela sua boca. Às vezes isso acontece tão rapidamente que mal dá tempo de ser educado e cobrir a boca. Um pedido de desculpas rápido é suficiente. Com mais frequência, comer ou beber algo muito rápido provoca essas explosões indesejadas. Além da comida e da bebida, você ingere ar extra e desnecessário a cada mordida ou gole. Outros culpados incluem bebidas gasosas e beber de canudinho.
A flatulência é um pouco diferente. Neste caso, o gás está sendo descartado tanto do seu estômago quando do seu intestino, e está deixando seu corpo pela via oposta do seu trato digestivo. A maioria de nós pensa que o flato (gás) é provocado por alimentos específicos. Essa é apenas parte da história. É verdade que alimentos como feijão e laticínios podem levar seu corpo a produzir gás extra. Contudo, seu corpo na verdade produz uma certa quantidade de gás diariamente de qualquer forma - não importam se você comeu feijão no almoço ou esqueceu de tomar remédio para os efeitos da lactose antes de tomar aquele milkshake de chocolate. Geralmente, as paredes de seu intestino absorvem esse gás. Quando há muito gás para suas entranhas absorverem, seu corpo encontra outra maneira de aliviar a pressão indesejada.
Então, o que acontece quando você tem muito gás para seus intestinos absorverem e você não é capaz de arrotar ou soltar um pum? Não é um cenário bonito. Na verdade, você sentiria muita dor. Inicialmente você se sentiria empanturrado.  Pense em como você se sente depois de comer muita feijoada, ou beber muita água de uma vez. Quando você come uma quantidade excessiva de comida, as coisas geralmente assentam pouco tempo depois. Infelizmente, aquele alívio não viria. Seu estômago e intestinos provavelmente ficariam cheios de gás, como um balão de ar. Embora você não explodisse exatamente, isso é parte do que suas entranhas fariam. As paredes das suas tripas esticariam até sua capacidade e, eventualmente, perfurariam ou se romperiam totalmente.

Por que nosso estômago ronca?

O corpo humano é uma máquina incrível, e de vez em quando ele fará alguma coisa para lembrá-lo de que ele está trabalhando duro para manter você vivo e bem. O ronco do estômago é um desses lembretes. Alto, baixou ou às vezes por nenhuma boa razão, seu estômago roncador tem muito a dizer.
Não importa se você chama isso de resmungo, murmúrio, gorgolejo ou ronco, de tempos em tempos a barriga de todo mundo entra na conversa. Esse barulhos podem parecer vindos de uma barriga barulhenta de um ensopado borbulhante em vez de do seu estômago.
Mas a grande pergunta é - por que ele ronca em primeiro lugar? E por que seus estômago parece roncar no momento em que a sala fica repentinamente quieta?
Seu estômago não tem tal senso de oportunidade ou tal senso malicioso de sabotagem. Mas há explicação perfeitamente lógica de por que seu estômago, às vezes, sente necessidade de ser ouvido. Veja abaixo.

Causas do ronco do estômago

O sistema digestivo é, na essência, um longo tubo que começa na boca e termina no ânus. Esse tubo se conecta com vários órgãos e passagens que desempenham papéis importantes na digestão. Uma das coisas mais importantes a se saber sobre o sistema digestivo é a forma como ele empurra a comida. Ondas de contrações musculares movimentam e empurrar os conteúdos continuamente para baixo num processo chamado movimento peristáltico. Além disso, para mover sua comida ao longo do tubo digestivo, essas contrações também ajudam a agitar comida, líquido e diferentes sucos digestivos juntos, transformando-os em uma mistura pegajosa que nós conhecemos como quimo - ou comida digerida.
O ronco do estômago é o resultado desse processo. Movendo-se com esses ingredientes líquidos e sólidos do quimo estão gases e ar. Todos esses ingredientes são pressionados e quebrados em pequenos pedaços fáceis de absorver; as bolsas de ar e gás também são espremidas e criam os barulhos que nós ouvimos. O ronco no estômago pode acontecer a qualquer momento - não apenas quando você está com fome -, mas se há alimento no estômago e no intestino delgado, o ronco se torna mais quieto. É como colocar um par de tênis na secadora sozinho versus com um monte de toalhas. As toalhas abafam o barulho dos sapatos à medida que eles giram na secadora.
Mas você deve estar imaginando - se seu estômago está vazio, por que as contrações do músculo que digere a comida está acontecendo para começar? O motivo tem a ver com a fome e o apetite. Cerca de duas horas depois que o seu estômago esvazia, ele começa a produzir hormônios que estimulam os nervos locais e enviar uma mensagem para o cérebro. O cérebro responde indicando para os músculos do sistema digestivo reiniciar o processo peristáltico. Dois resultados ocorrem: Primeiro, as contrações removem qualquer comida remanescente que ficou esquecida no primeiro processo. Segundo, as vibrações de um estômago vazio deixam-no com fome. As contrações musculares vão e vem a cada hora, geralmente durando de 10 a 20 minutos, até que você coma novamente. 
Em alguns casos, o ronco excessivo pode sinalizar um estômago desarranjado ou uma condição médica como a síndrome do intestino irritável. Nesses casos, há geralmente um número de reclamações gastrointestinais adicionais acompanhando o ronco do estômago.
Agora que você sabe o que causa o ronco no estômago, há alguma forma de controlá-lo? Uma dica para emudecer uma barriga barulhenta é comer pequenas refeições em vez de grandes. Seu sistema digestivo vai ter menos oportunidade para criar os rugidos peristálticos se seu corpo tiver algo saboroso nele. Além disso, comer menos alimentos gasosos pode ajudar a diminuir os roncos.

Causas da infertilidade masculina

As causas da infertilidade nos homens que buscam conceber estão relacionadas a seguir. Essas causas são baseadas em um estudo feito em 2001.
  • Vasectomia - na pesquisa, 56% dos homens buscavam reverter esse procedimento. Há 30 anos, essa causa respondia por apenas 5% dos homens em busca de ajuda para fertilidade.
  • Varicocele (14%) - uma rede de veias transporta sangue dos testículos de volta para o corpo. Se essas veias aumentarem ou incharem (semelhante às varizes nas pernas), esse quadro é chamado de varicocele e pode prejudicar a função testicular e a fertilidade.
  • Infertilidade com causa desconhecida (8%).
  • Ausência de espermatozóides (6%) 

  •  Idade
  • O efeito da idade sobre a fertilidade masculina não é totalmente claro. No entanto, há indícios crescentes de que possa ser um fator (embora não na proporção que é para a mulher). Evidências demonstram que mudanças no espermatozóide, relacionadas à idade, não são abruptas, mas graduais. A idade pode afetar a quantidade e a mobilidade dos espermatozóides (a capacidade do espermatozóide nadar rapidamente e se movimentar de modo linear). Um estudo de 2006 também sugeriu que a qualidade genética do espermatozóide cai conforme o homem envelhece. Os pesquisadores descobriram que a baixa mobilidade dos espermatozóides estava associada à fragmentação do DNA. Isso aumentaria o risco de homens mais velhos transmitirem mutações genéticas que poderiam causar nanismo e possivelmente outras doenças genéticas.
  • Estresse emocional - o estresse pode interferir no hormônio GnRH e reduzir a quantidade de espermatozóides. 

    Questões sexuais - em menos de 1% dos casos, a impotência, a ejaculação precoce ou problemas psicológicos ou no relacionamento contribuem para a infertilidade masculina, embora essas condições sejam normalmente tratáveis. Lubrificantes usados em preservativos, incluindo espermicidas, óleos e vaselina, também podem afetar a fertilidade. Lubrificantes como Astroglide, Replens ou óleos minerais podem ser prejudiciais ao espermatozóide e lubrificantes à base de óleo podem danificar preservativos de látex e devem ser evitados.

    Superaquecimento testicular - superaquecimento, causado por febre alta, sauna ou banhos quentes, podem reduzir temporariamente a quantidade de espermatozóides. Exposição prolongada a altas temperaturas durante o trabalho também pode prejudicar a fertilidade. Diversos estudos não identificaram conseqüências negativas na fertilidade decorrentes de se usar calça ou cueca justa, suportes atléticos (mesmo que diariamente).

    Abuso de substâncias - o uso de cocaína ou o consumo exagerado de maconha parecem reduzir temporariamente o número e a qualidade dos espermatozóides em, pelo menos, 50%. Na verdade, os espermatozóides possuem receptores para determinados componentes da maconha que podem prejudicar a capacidade deles de se movimentar e de penetrar no óvulo. O álcool não parece afetar a fertilidade, a menos que seja consumido de forma abusiva, prejudicando o fígado.

    Fumo - fumar prejudica a mobilidade do espermatozóide, reduz seu tempo de vida e pode causar mudanças genéticas que afetam os filhos. Um estudo de 2002 revelou que homens e mulheres fumantes têm menos chances de sucesso com tecnologias de reprodução assistida. Uma pesquisa anterior havia relatado que homens que fumam também apresentam menos desejo sexual e vida sexual menos ativa.

    Obesidade - pode ser um fator de risco para infertilidade masculina. Um estudo epidemiológico de 2006 descobriu que um aumento de cerca de 10 kg no peso do homem elevou as chances de infertilidade em cerca de 10%.

    Andar de bicicleta - essa prática tem sido associada à impotência e à infertilidade masculina. A pressão do assento pode danificar veias e nervos responsáveis pela ereção. Praticar o mountain bike expõe o períneo (região entre o escroto e o ânus) a batidas e vibrações extremas, aumentando o risco de lesões no saco escrotal. Um estudo revelou que homens que praticam o mountain bike ficam muito mais propensos a apresentar anormalidades escrotais, incluindo depósitos de cálcio, cistos e veias torcidas. Homens que pedalam podem reduzir os riscos da seguinte forma:
    • fazer pausas durante a prática;
    • usar bermudas acolchoadas;
    • usar um assento especial ou acolchoado, posicionado no ângulo ideal e com a altura regulada. 





segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sexualidade Feminina

A mulher possui necessidades emocionais e essenciais como o afeto, respeito, e compreensão que precisam ser apreciadas e supridas.

Por uma questão fisiológica a mulher tem condições de possuir um sentimento íntimo bem desenvolvido, o que lhe favorece maior capacidade de vivenciar seu próprio corpo.
As mudanças hormonais e psicológicas decorrentes do ciclo menstrual fazem com que a mulher estabeleça relações íntimas com seu corpo.

Os aspectos subjetivos ligados a condições psíquicas, culturais e sociais estão intimamente ligados a sexualidade feminina.

Os estágios do ciclo de resposta sexual feminina são desejo, excitação, orgasmo e resolução. Para que as mulheres se sintam sexualmente satisfeitas é necessário desenvolver e completar todos esses estágios.