quinta-feira, 6 de maio de 2010

Câncer de Próstata: A Necessidade da Prevenção

Dia 17 de Novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. Para 2005, estimou-se a ocorrência de 46.330 casos novos para este tipo de câncer. A principal recomendação continua sendo a prevenção e a promoção de ações educativas voltadas para a população, principalmente masculina."
Todo homem com mais de 50 anos deve fazer visitas de rotina ao urologista para examinar a próstata. Não há outro modo de prevenir e tratar o câncer da próstata, que pode ser considerado o "câncer de mama" dos homens. A diferença é que o homem jamais vai descobrir se desenvolveu o mal; a não ser que o câncer já tenha passado da próstata e lançado metástases pelo corpo, comprometendo outros órgãos.

Assim como o câncer do seio entre as mulheres, a doença masculina pode ter conseqüências traumáticas se não for diagnosticada a tempo. A incidência da doença é de cerca de 8% nos homens com mais de 50 anos. Suas causas são desconhecidas, bem como os fatores ambientais que favorece seu surgimento. Sabe-se que nos países asiáticos, a taxa de homens afetados é menor que no resto do mundo.
No entanto, a segunda geração de famílias asiáticas emigradas para os EUA passa a ter a mesma incidência da doença na população americana. No Brasil, entre 60 e 70% dos casos são diagnosticados quando a doença já está disseminada.
O fato de o tumor maligno da próstata ter alcançado a liderança nas estatísticas americanas de câncer, não se deve a nenhum fator diretamente relacionado à evolução da doença. Ocorre que os homens estão mais bem informados e procuram auxílio médico mais cedo, prevenindo-se contra a doença. Anteriormente a incidência era grande, mas passava despercebida.
Nos EUA, o câncer da próstata só mata menos homens que o câncer de pulmão. A próstata é uma glândula próxima da bexiga responsável pela produção de esperma. Como as causas do câncer são desconhecidas, o melhor remédio é a prevenção. O tumor pode ser detectado através de um exame do nível de antígeno prostático específico no sangue ou por um toque no reto.
Constatada qualquer alteração. É feita uma biópsia do tecido da bexiga. A cirurgia cura 85% em que não há metástase (expansão para outros órgãos). A próstata e adjacências são extirpadas. Em 50% dos casos, é necessária a retirada de um nervo ligado ao pênis – o paciente fica impotente.

Nenhum comentário: