quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que é um apêndice e o que causa a apendicite?

Seu apêndice é um pequeno tubo fechado e tem aproximadamente o tamanho de um dedo. Ele está localizado no início do intestino grosso, onde os intestinos delgado e grosso se encontram. É aberto na extremidade em que se conecta ao intestino grosso e fechado na outra, de modo que substâncias podem se mover para dentro e fora do apêndice mas não têm para onde ir. O apêndice pode contrair como o intestino delgado e também tem uma mucosa separada.
Se por alguma razão a extremidade aberta do apêndice for obstruída - por causa de inchação ou porque alguma coisa do intestino grosso ficou presa na abertura - então o apêndice começa a inchar por causa das secreções da mucosa. A inchação interrompe o fornecimento de sangue e o tecido do apêndice morre. Uma operação para remover o apêndice (umaapendicectomia) é a única maneira de resolver este problema. Se não for removido, o apêndice eventualmente supura, o que pode ser fatal se não for tratado.
Não parece que o apêndice desempenhe alguma função. Pessoas que forem viajar ao exterior ou vão se juntar a uma expedição podem ter o apêndice removido para prevenir a possibilidade de problemas.

Nenhum comentário: