quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Significado de Vida


O que é Vida:

Vida vem do latim Vita e tem vários significados. Pode significar o espaço de tempo entre o momento da concepção e a morte, que pode ser de um ente , de um organismo, um fenômeno que anima a matéria, ou ainda significando a vida e os processos de relacionamentos. Para ter vida, um ser vivo precisa crescer, metabolizar, se movimentar, reproduzir ou não, e responder a estímulos externos.
A vida tem uma característica maior que é a descendência, a capacidade que uma forma de vida tem de gerar descendentes que são mais ou menos semelhantes aos pais, e trazendo ainda algumas características próprias. Esta modificação caracteriza a evolução. Encontramos aí o estudo da genética. A matéria genética consiste principalmente em DNA e RNA.
A origem da vida vem sendo explicada através de muitas teorias, incluindo de astrônomos, biólogos, astrofísicos, dizendo que a vida microbiana e a mais difundida na crosta da terra, e em vários locais nas profundezas dos oceanos. A vida tem por base o carbono e a energia é obtida pela presença do oxigênio livre no ar ou através da redução de compostos como sulfatos, etc.
A existência da vida noutros locais do universo ainda é desconhecida, com exceção da evidência fóssil de possível vida bacteriana em Marte. Em função dos veículos espaciais da NASA, Spirit e Opportunity, surgiu a teoria de que Marte teve no passado água na sua superfície.

Um comentário:

Rodrigo Rogovski disse...

Gostei da explicação. Afinal, como sou adepto da Evolucionista, não poderia deixar de gostar. Parabéns pelo blog, é muito encontrar pessoas dispostas a passar o seu conhecimento científico a frente. Abraços grande Maciel.