domingo, 18 de novembro de 2012

Estudo diz que jejum antes de exame de colesterol é desnecessário


Qualquer médico irá lhe dizer: para obter resultados precisos, você deve jejuar durante pelo menos oito horas antes de um perfil lipídico, o exame de sangue para colesterol e triglicérides.
Mas agora, um estudo publicado segunda-feira no periódico Archives of Internal Medicinesugere que o jejum é, provavelmente, desnecessário.
Dois cientistas canadenses estudaram os registros de mais de 200.000 pessoas que obtiveram pelo menos um perfil lipídico durante um período de seis meses em um laboratório em Calgary, Alberta. Eles registraram o tempo de jejum antes do teste e compararam os resultados de acordo com a quantidade de tempo que os pacientes ficaram em jejum.
Os níveis médios de colesterol total e HDL variaram menos do que 2 por cento entre os tempos de jejum, que variaram de uma a 16 horas. O colesterol LDL variou menos do que 10 por cento, e os triglicérides menos de 20 por cento.
"Os que variaram menos – HDL e colesterol total – são os que mais importam para estimar o risco de problemas cardiovasculares", disse um dos autores do estudo, o Dr. Christopher Naugler, professor assistente de patologia na Universidade de Calgary. "Pode até ser que conhecer os níveis de lipídios fora do jejum seja a melhor forma de estimar o risco. Ninguém sabe ainda."
Os pesquisadores reconhecem que não puderam controlar as diferenças em nível individual, e que os tempos de jejum eram autorrelatados. Ainda assim, disse Naugler: "Não fazer jejum é uma opção. Penso que à medida que este e outros estudos forem divulgados, não jejuar pode se tornar mais generalizado".

Nenhum comentário: