quinta-feira, 10 de abril de 2008

N O T I C I A S

Rapaz de 17 anos cursa mestrado em matemática na UFSCar


MARCELO TOLEDO
da Folha Ribeirão

Ele fez, em 11 anos de estudo, o que a maioria das pessoas só consegue fazer em, no mínimo, 15. E, com apenas 17 anos de idade, já está cursando a pós-graduação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Filho de um barbeiro e de uma auxiliar de cozinha, o estudante Aldo Vieira Pinto, formado em matemática, iniciou, no mês passado, mestrado na área, após ter eliminado dois anos do ensino fundamental, um do ensino médio e um da universidade.

Edson Silva/Folha Imagem
Com apenas 17 anos, Aldo Vieira Pinto faz mestrado em matemática
Com apenas 17 anos, Aldo Vieira Pinto faz mestrado em matemática

Aldo começou os estudos em Lages (SC), em escola pública. Logo nos meses iniciais da primeira série, conseguiu avançar para a segunda, após a análise de psicopedagogos da instituição, que, segundo ele, atestaram sua avançada alfabetização.

"O mesmo se repetiu na quinta série, em que cursei só um mês, e no segundo ano do ensino médio. Trata-se não só de inteligência, mas de esforço e dedicação", diz o rapaz.

Aldo iniciou a licenciatura em matemática aos 14 anos, na Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), particular. Sua primeira opção era biologia, mas a família não tinha condições de pagar a mensalidade mais alta. Na faculdade, além de eliminar um ano, também cursou disciplinas complementares de engenharia.

Débora Cristina Piotto, educadora do curso de pedagogia da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, afirmou que, em casos como o de Aldo, é pior ele ficar numa classe de quinta série, por exemplo, se tem condições de cursar a sexta.

"Ele tem traços de superdotação e é pior, nesses casos, que ele fique [em classe com nível mais baixo]. Não vejo problemas no fato de ele avançar um período. Só é preciso cuidar para que o desenvolvimento emocional acompanhe o cognitivo. O contexto é que vai provocar o seu desenvolvimento."

No mestrado, que tem duração média de dois anos, Aldo disse não saber se também vai conseguir eliminar etapas. "Ainda é cedo para dizer", pondera. Mesmo estudando muito, Aldo diz ter tempo para ler e ouvir músicas, principalmente MPB.

Nenhum comentário: