domingo, 14 de setembro de 2008

SISTEMA DIGESTORIO

Órgãos 

Dentes 

São órgãos que auxiliam na mastigação dos alimentos, e os encontramos na boca. 
Tipos de dentes: Incisivos, Caninos e molares (divididos em pré-molares e molares). Cada tipo de dente tem sua função própria no processo de mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram os alimentos. 

Estômago 

Localizado na parte superior do abdome, abaixo do diafragma e do fígado. A parede interna do estômago possui inúmeras glândulas que elaboram o suco gástrico. Este contém pequena quantidade de acido clorídrico, o bolo alimentar passa por transformações e recebe o nome de quimo.  

Faringe e Esôfago 

Faringe – começa logo após a boca e segue até o esôfago, é um canal comum aos sistemas respiratório e digestório, pela faringe passa o ar, que se dirige à laringe, e o alimento, que se dirige ao esôfago.

Esôfago – é o canal que faz a ligação entre a faringe e o estômago, é localizado entre os pulmões, atravessa o músculo diafragma, e fica atrás do coração. Os movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até o estômago (leva aproximadamente de 5 a 10 segundos).

Intestino 

Intestino Delgado – é um tubo digestivo que tem um pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro, e é dividido em: jejuno (cerca de 5m), duodeno (cerca de 25 cm) e íleo (cerca de 1,5 cm). É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão enzimática e quase toda a absorção.

Intestino Grosso – é feita por ele a absorção de água, que determina a consistência do bolo fecal. O intestino grosso se divide em: ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. Ele se localiza no abdômen e possui a forma de um U invertido.

Nenhum comentário: