sábado, 31 de dezembro de 2011

Os desafios de um Ano Novo com saúde

Sabemos que as pessoas esperam boas novas. Tecnologias, medicamentos, simpatias e até novos santos e novas orações. O que vamos recomendar a todos vocês pode soar antigo, ultrapassado, repetitivo. Mas são exatamente esses detalhes que fazem de nossas recomendações algo difícil de se conseguir em medicina. Elas conseguem ser um consenso entre as várias correntes e especialidades médicas.
Todos vocês provavelmente conhecem os benefícios de cada uma dessas recomendações, mas a maioria nunca acreditou a ponto de investir suas fichas em alcançar pelo menos algumas delas.  Nunca pensou seriamente em como poderiam atingir tais metas em meio à correria de suas vidas e de suas demandas. Isso provavelmente ocorre porque na verdade, são tantas as informações, muitas vezes contraditórias e absurdas, que ocorre uma banalização de todas elas. Junta-se tudo num “balaio de gato” e nunca se consegue filtrar o que realmente é verdadeiro e vale a pena lembrar.
Quando pensamos em saúde, há sete importantes recomendações para o Ano Novo. Parece um número de sorte, mas é pura coincidência. Acredite nelas e invista seus esforços porque certamente vai valer a pena.
1. Siga um plano de alimentação saudável;
2. Pratique atividade física regularmente;
3. Pare de fumar;
4. Busque sempre pelo seu peso ideal;
5. Normalize os níveis do seu colesterol;
6. Mantenha a Pressão Arterial sob controle;
7. Não descuide dos níveis de açúcar no sangue.
Os benefícios dessas medidas já foram reiteradamente comprovados, não somente na proteção cardiovascular, mas na prevenção de várias doenças crônicas, inclusive o câncer. Não se preocupem caso vocês não consigam atingir todas as metas, pois os  bons resultados já ocorrem quando promovemos pelo menos uma das sete mudanças em nosso estilo de vida. Apesar disso,  vale a pena ir além em busca de uma Ano Novo com saúde.

Nenhum comentário: