quarta-feira, 2 de abril de 2008

AULA SOBRE BACTERIAS

As bactérias são microrganismos unicelulares, com uma estrutura muito elementar.
Abundantes no ar, no solo e na água, a maior parte das bactérias é inócua para o homem, tanto que algumas espécies estão normalmente presentes na pele e no interior do intestino, sem causarem doença.
Pelo contrário, em especial as bactérias do intestino, são úteis, na medida em que produzem algumas vitaminas e, com a sua presença, protegem o organismo da invasão de bactérias nocivas ou patogénicas.
As bactérias patogénicas são responsáveis pela maior parte das doenças infecciosas que nos afectam.
As bactérias foram descobertas no século XVII, após a invenção do microscópio, mas só no século XIX, graças ao químico francês Louis Pasteur, se conseguiu concluir que são causadoras de muitas doenças.
O que ainda não se conseguiu estabelecer com segurança é a razão pela qual certos indivíduos adoecem, enquanto que outros permanecem saudáveis, tendo estado expostos às mesmas fontes de infecção.
As bactérias produzem toxinas prejudiciais às células humanas.
A doença surge quando estas toxinas estão presentes em quantidade suficiente e o indivíduo afectado não está imunizado. Entre as muitas doenças provocadas por bactérias incluem-se a pneumonia, a amigdalite, a meningite, a tuberculose, o tétano e a disenteria.

Nenhum comentário: