terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Gene da linguagem pode influenciar aprendizado


FOXP2, um gene que tem sido relacionado à evolução da linguagem no ser humano, seria capaz de criar novas conexões no cérebro para permitir aprendizados mais avançados, segundo uma pesquisa preliminar apresentada no encontro anual da Sociedade para Neurociência este mês.
Em um experimento recente, Christiane Schreiweis e seus colegas do Instituto Max Planck analisaram uma versão do gene em ratos, que deveriam atravessar um labirinto seguindo pistas, como detalha um artigo da revista Nature.
Depois de oito dias, os ratos com a versão humana do gene apresentaram um desempenho melhor no labirinto e aprenderam as pistas mais rápido do que os ratos comuns. As descobertas sugerem que o gene atua na formação de conexões no cérebro ligadas a aprendizados e movimentos motores avançados, o que pode indicar que o FOXP2 desempenhou um papel importante no desenvolvimento da linguagem humana, há cerca de 500 mil anos.
Mutações do FOXP2 foram descobertas por um pesquisador do mesmo instituto em um grupo de pessoas aparentadas chamado Família KE, que apresentava dificuldades na fala quando o gene não estava funcionando adequadamente.
O FOXP2 não é exclusivo do ser humano, já que a maioria dos animais também possui versões do gene. Em outro estudo com pássaros canoros, os pesquisadores descobriram que a desativação do gene dificultava a vocalização típica de suas espécies.
O escritor científico Ed Yong acredita que o papel do FOXP2 na evolução humana esteja mais relacionado à formação de conexões neuronais básicas do que à regulação da linguagem em si.
Em resumo, parece que o FOXP2 é apenas mais uma peça do grande quebra-cabeça do desenvolvimento da linguagem. Além disso, também seria capaz de controlar outros genes, responsáveis por desenvolver a capacidade de aprender determinadas habilidades motoras.

Nenhum comentário: