segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Por que a minha perna "dorme"? (cont,)


Um desconforto importante

Apesar de ser uma sensação incômoda e, por muitas vezes, bastante dolorida, o formigamento é muitíssimo importante. É possível dizer que esse desconforto é o grande herói desta história, já que sem isso você poderia perder as suas pernas e braços sem se dar conta disso.

Isto por que, quando a sua perna começa a formigar, você geralmente troca de posição, se mexe e resolve (mesmo que parcialmente) o problema de comunicação dos seus nervos e vasos sanguíneos. Quando você faz isso, na realidade está salvando a sua perna de problemas bem maiores do que dor, formigamento e sensações de agulhadas.
Nossos membros podem ficar relativamente bem sem a comunicação com o cérebro e coração por aproximadamente uma hora (dependendo da idade e condição física de cada pessoa), mas a partir desse período é bom tomar cuidado. Se mexer e mudar de posição sempre são as melhores opções para você não correr o risco de precisar amputar uma parte do seu corpo por esse tipo de problema.
Quando estamos dormindo, nós nos mexemos pelo menos o suficiente para não deixar a noite de sono se transformar em pesadelo. Se você dormisse a noite inteira sobre o seu braço poderia matá-lo para sempre, mas isso dificilmente aconteceria, já que com a dor e o formigamento você sempre acaba se mexendo — mesmo sem acordar.

Voltando ao normal
Quando você passa um período maior de tempo fazendo pressão sobre os nervos e vasos — ou dependendo do tipo de nervo que está sendo afetado, o tempo de recuperação e os sintomas sentidos são mais intensos. Muitas vezes, apenas um leve formigamento é sentido, mas existem casos em que sentimos dor aguda e sensações fortes de agulhadas.

Nesses casos, deixe o local afetado imóvel durante alguns segundos, até essas sensações passarem. Depois disso, procure sair da posição que você estava, dê uma andada e mexa os braços e pernas até todo o incômodo passar, para só então voltar ao que você estava fazendo. O melhor mesmo é sempre movimentar os membros (mesmo quando estiver sentado) e procurar não cruzar as pernas por muito tempo.

Nenhum comentário: