segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Por que a minha perna "dorme"?


Alguma vez você já se perguntou por que as suas pernas e braços muitas vezes parecem ficar adormecidos, principalmente quando estão cruzados? Isso seria causado apenas pela má-circulação do sangue na área, ou existe algo a mais? Nós fomos atrás de uma resposta e encontramos uma explicação um pouco mais completa.


Comunicação interrompida

Quando nós cruzamos uma perna por cima da outra, colocamos pressão em uma delas, podendo desta forma comprimir os nervos — que são os responsáveis por enviar os impulsos do seu cérebro para o resto do corpo. Se isso for feito por um período grande de tempo e com pressão suficiente, essa comunicação entre o cérebro e os membros é parcialmente cortada, causando a sensação de amortecimento, como se a perna tivesse dormido.


Não apenas as pernas podem “dormir”. Qualquer parte do corpo pode ter essa sensação, mas isso é mais corriqueiro nos pés, pernas, braços e mãos, já que é mais comum aplicarmos pressão sobre essas partes do corpo.

Quando você dorme com o corpo em cima de um dos braços, por exemplo, é muito provável que ao acordar você sinta que ele tem pouca ou nenhuma resposta aos comandos enviados pelo cérebro, parecendo morto. Segundos — ou minutos — depois, isso é seguido de um forte formigamento no local, muitas vezes acompanhado de um desconforto e dor intensa. Não se preocupe, essa sensação incômoda é sinal de que o seu braço está voltando à vida.
Você pode estar se perguntando “Mas e a circulação do sangue, o que tem a ver com isso?”, e a resposta é: bastante. Quando você comprime o nervo — dificultando a comunicação da sua cabeça com o corpo — o mesmo acontece com os seus vasos sanguíneos, interrompendo parcialmente o fluxo de sangue no local.
Desta forma o sangue para de circular por ali, as células não conseguem receber nutrientes e oxigênio e isso torna o seu comportamento um tanto anormal. Esses dois fatores combinados fazem com que os nervos também se comportem de forma confusa, causando os conhecidos formigamentos no local.



Nenhum comentário: