quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LONDRES: SEM GASTAR NADA

Visite os principais pontos turísticos sem colocar a mão no bolso.

Museu Britânico
O Museu Britânico documenta, através de milhões de objetos de todos os continentes, a história da humanidade desde os primórdios até o presente. Algumas exposições específicas são pagas. O museu conta ainda com uma vasta biblioteca cujo acesso é gratuito. O British Museum é aberto diariamente das 10h às 17h e fica na Great Russell Street, WC1B 3DG, próximo às estações de Tottenham Court Road e Holborn. 


Museu de Londres
O museu exibe, além das várias exposições temporárias, a fascinante história da cidade de Londres, desde a Pré-história até os dias atuais. A galeria que conta a história mais recente da cidade (de 1666 até hoje) está fechada para reforma até a primavera de 2010, mas o restante do museu está aberto normalmente à visitação. O museu funciona de segunda a domingo das 10h às 18h (a última admissão é às 17h30). O endereço é London Wall, EC2Y 5HN. O museu fica próximo às estações de St. Pauls, Barbican and Moorgate, linhas de ônibus números: 4, 8, 25, 56, 100, 25, 172, 242 e 521.


Muralha de Londres
A muralha foi construída pelos romanos no século II d.C. a fim de proteger a cidade, que na época ocupava uma área da cidade que hoje é conhecida como a City. A muralha original tinha 3 km de extensão, 6 metros de altura e 2,5 de largura. Fragmentos da muralha podem ser visitados no Museu de Londres e ao lado da estação de metrô de Tower Hill.


Rio Tamisa
Londres se desenvolveu ao redor do rio Tamisa, expandindo-se posteriormente para se tornar a cidade que conhecemos hoje. O rio possibilitou o acesso de vários povos à cidade, atraiu muita gente e trouxe prosperidade econômica e cultural. Londres provavelmente não seria a mesma se não se localizasse às margens do Tamisa. Assim, o rio teve e ainda tem um papel fundamental na vida da cidade. Conhece-se e sente-se a vibração da cidade quando se caminha pelas margens do Tamisa. Um ótimo passeio a pé pode ser feito a partir da ponte de Westminster (estação Wesminster de metrô) caminhando pelo Southbank até a Tower Bridge (estações Tower Hill ou London Bridge). A vista é fabulosa e são várias e deliciosas as surpresas.


Southbank
Southbank é uma área bastante diversificada e cheia de atrações, tais como teatro, artes e exposições. Especialmente no verão, acontecem festivais, apresentações musicais e de teatro e muitos outros eventos. 


National Gallery
A National Gallery abriga pinturas da Europa Ocidental dos séculos XIII ao século XXI. Não deixe de ver: Bacchus e Ariadne de Titian (1520-3), Bathers at Asnières de Georges Seurat (1884), Sunflowers de Vincent van Gogh (1888), dentre outras. Endereço: Trafalgar Square, WC2N 5DN. Aberta diariamente das 10h as 18h e às sextas-feiras, das 10h às 21h.. As estações de metrô mais próximas são Charing Cross, Leicester Square e Embankment.


Tate Modern
O museu ocupa uma área que antes abrigava uma antiga central elétrica e promove importantes mostras temporárias de arte moderna e contemporânea. Alguns dos destaques do Tate são trabalhos de Picasso, Matisse, Braque, Chagall, dentre muitos outros artistas modernos. O Tate se localiza às margens do rio Tamisa, em Southwark. Estação de metrô Southwark. 
Funcionamento: 
Domingo a quinta, 10h –18h
Sexta e sábado, 10h –22h
O museu é fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro 


Museu de Historia Natural
Abrange inúmeras coleções das ciências biológicas e da terra, incluindo 70 milhões de espécies ou itens dentro de áreas da Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. O museu se localiza na Cromwell Road, SW7 5BD e funciona de segunda a domingo, das 10h às 17h50. Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a de South Kensington. Se optar por ir de ônibus, pegue o 14, 49, 70, 74, 345, 360, 414 e C1. 


Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham é a residência oficial da família real em Londres. O palácio não é normalmente aberto à visitação, salvo em algumas ocasiões especiais. Entretanto, todos os dias de verão, no final da manhã, em frente ao palácio, acontece a troca da guarda. O palácio é situado na Pall Mall SW1A 1AA. As estações de metrô mais próximas são a Green Park, St James’s Park and Charing Cross. De quebra, o palácio ainda fica perto de três grandes parques da cidade: James’s Park, Green Park e o Hyde Park.


Big Ben
Provavelmente essa seja a atração turística mais óbvia de Londres, mas como certeza é imperdível. O Big Ben faz parte das edificações das Casas do Parlamento. 

Nenhum comentário: