sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Triagem universal do colesterol infantil causa polêmica entre médicos


Relatório de Síntese do Painel de Peritos em Orientações Integradas de Saúde Cardiovascular e Redução de Risco em Crianças e Adolescentes não tem um título particularmente marcante, mas é uma leitura surpreendentemente acessível e interessante.
Por um lado, ele é bem escrito, especialmente considerando que ele é um relatório científico e conjunto de diretrizes clínicas. Por outro, o relatório, publicado no final de 2011 no periódico Pediatrics, aborda uma questão ao mesmo tempo básica e profunda: o que sabemos sobre como um coração de criança se torna um coração adulto?
Para examinar essa questão, o painel, convocado pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, analisou numerosos trabalhos de pesquisa e sugeriu novas diretrizes clínicas para monitorar _ e melhorar _ a saúde cardiovascular na infância.
Uma recomendação em particular, porém, tem sido objeto de muita controvérsia dentro da profissão pediátrica: que os pediatras verifiquem o colesterol de todas as crianças, fazendo um exame de sangue em todas que tiverem de 9 a 11 anos. Até agora, somente as crianças consideradas de alto risco quanto a problemas de colesterol eram submetidas a exames rotineiramente.
Dois comentários importantes sobre o tema foram publicados pelo periódico The Journal of the American Medical Association. Em dezembro, o Dr. Bruce M. Psaty e o Dr. Frederick P. Rivara, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, argumentaram que a triagem universal pode levar as crianças a serem colocadas sob regimes de medicação, como a administração de estatinas, que não são justificados pelas evidências médicas.
Em janeiro, o Dr. Stephen R. Daniels, diretor de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado e presidente do painel de diretrizes, e o Dr. Matthew W. Gillman, diretor do programa de prevenção da obesidade do departamento de medicina preventiva da Faculdade de Medicina de Harvard, que também trabalhou no painel, publicou uma resposta intitulada "Is Universal Pediatric Lipid Screening Justified?" ("A triagem universal lipídica pediátrica se justifica?").

Nenhum comentário: