sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Nova matemática dos vigilantes do peso dificulta a subtração


Quando Janet Holwell entrou para os Vigilantes do Peso, há sete anos, ela perdeu vinte quilos em um ano, e considerou o popular plano comercial de perda de peso "milagroso".
"Sentia-me como se tivesse encontrado uma chave mágica, o segredo que me escapara todos esses anos", diz Holwell, que conseguiu manter o peso mais baixo continuando a aderir ao programa.
Mas a mágica desapareceu quando os Vigilantes do Peso revisou seu plano de emagrecimento há pouco mais de um ano. Sob o novo sistema, chamado Points Plus, Holwell não foi capaz de perder os dois quilos que ela adquiriu recentemente.
"Simplesmente não funciona para mim", diz Holwell, 61, consultora de pesquisas que frequenta semanalmente as reuniões dos Vigilantes no bairro nova-iorquino do Queens.
Milhões de pessoas no mundo pertencem à Weight Watchers International, classificada este ano como o melhor plano comercial de dieta pela revista norte-americana U.S. News & World Report, e mesmo não-membros o têm como fonte de orientação e recomendações. Ela é mais conhecida pelo seu sistema de pontos, que atribui valores específicos a diferentes alimentos e permite a cada membro uma quota diária. Em seus encontros de grupo semanais, a alimentação saudável e o exercício são enfatizados, sem que se privilegiem os resultados relâmpago.
A última versão do plano de emagrecimento, chamada Points Plus, pretende conduzir as pessoas em direção a opções alimentares mais saudáveis, encorajando-as a comerem mais frutas frescas através da atribuição de pontos zero, assim como já acontecia com a maioria dos legumes e verduras. Mas muitos membros antigos, que estavam familiarizados ao plano antigo _ como Holwell _ têm reclamado de uma perda de peso mais lenta sob essa versão mais atual do plano.

Nenhum comentário: