quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NAVEGANDO POR LONDRES


A história de Londres está diretamente ligada ao rio Tamisa. Invasores alcançaram a cidade pelo rio há mais de dois mil anos, moradores se abrigaram no leito do Tamisa durante o Grande Incêndio no século 17 e até uma baleia ficou encalhada por lá há alguns anos, só para citar alguns exemplos. Mas com a correria do dia-a-dia, a maioria dos moradores da capital londrina certamente não dá a atenção devida ao famoso rio.

Há, porém, milhares de pessoas que fazem parte de uma exceção. Circular a caminho do trabalho ou simplesmente entre diferentes regiões da cidade pode ser bem fácil e confortável dentro de um barco. Grande parte das jornadas são feitas sem o tumulto ou o empurra-empurra característicos dos ônibus, trens e metrôs. Além disso, quem decide usar o barco como meio de locomoção pode apreciar belas paisagens que não podem ser vistas se você está circulando de metrô, por exemplo.


 

Opções de rota
Ligando o leste ao centro de Londres existem doze diferentes paradas. Os horários ainda são regulados pela frequência dos passageiros, mas em geral há barcos saindo a cada 20 minutos. Woolwich Arsenal é ponto final no lado leste da cidade e Waterloo é a última parada no centro de Londres. No lado oeste existe um serviço menos extenso, mas que também está interligado com o centro. São apenas seis paradas entre Putney Pier e Blackfriars, com saídas a cada 30 minutos, em média.

Para quem quer fazer o percurso como forma de lazer, durante os fins de semana há o mesmo serviço, mas com horários diferentes. Uma opção pode ser estender o passeio até Hampton Court, no extremo oeste da cidade, com paradas em Kew Gardens e Richmond. São cerca de duas horas de passeio, uma oportunidade e tanto de apreciar a paisagem londrina. 
Por enquanto, o Oyster card ainda não está interligado ao sistema, mas a Transport for London, que administra o transporte da cidade, informa em seu site que os portadores de travel card têm 33% de desconto na maioria das rotas. As tarifas são calculadas de acordo com o trajeto a ser percorrido, podendo variar de £2.50 a £6.50.

Nenhum comentário: